Massagens Terapêuticas

As massagens terapêuticas são realizadas por profissionais de saúde, sendo que a sua execução passa pela manipulação manual dos tecidos, promovendo assim a sensação de bem-estar geral e o reequilíbrio entre os vários sistemas do organismo.

​Este tipo de massagem está indicado não só para fins relaxantes, como para a recuperação de lesões e processos patológicos,  trata-se de uma terapia completa e passível de ser usufruída dentro das mais variadas faixas etárias.

 

 

​Dentro dos vários benefícios e vantagens da massagem terapêutica, destacam-se os seguintes:
​​-Tem efeito analgésico em casos de dor crónica (p.e fribromialgia).
-Promove o relaxamento e a elasticidade/flexibilidade de músculos tensos e doridos.
-Melhora a performance e recuperação muscular.
-O tecido conjuntivo fica mais flexível e evita a formação de tecido cicatricial a nível muscular, após a ocorrência de uma lesão.
-Auxilia na recuperação de lesões por esforço repetitivo (p.e tendinite).
-Promove a circulação sanguínea e o transporte de oxigénio e nutrientes para os músculos.
-Promove a circulação linfática, melhorando o funcionamento do sistema imunológico.
-Ajuda a eliminar toxinas, principalmente o ácido láctico, aliviando as cãibras.
-Diminui e previne edemas.
-Melhora a respiração.
-Normaliza a pressão sanguínea.
-Tem um efeito relaxante no sistema nervoso, diminuindo o stress, melhorando o sistema digestivo e proporcionando um sono relaxado.
-Potencia a noção do próprio corpo.
MASSAGEM EM CADEIRA TERAPÊUTICA

A Massagem em Cadeira Terapêutica consiste numa terapia realizada numa cadeira específica para a execução de técnicas de pressão manual na região da coluna e ombros, com o objetivo de alíviar a tensão muscular acumulada ao longo do dia. É uma massagem rápida e realizada por cima da roupa, perfeita para quem não dispõe de muito tempo e tem um estilo de vida acelarado.  

MASSAGEM PARA PERNAS CANSADAS


A massagem para pernas cansadas consiste num conjunto de manipulações exercidas pelas mãos, desenvolvida essencialmente nas coxas, pernas e pés. Esta terapia estimula a circulação sanguínea com o propósito de aliviar, de forma imediata, sintomas de pernas pesadas e cansadas e proporcionar uma sensação de leveza.
É ideal para quem passa muitas horas de pé, para quem tem uma vida sedentária e para quem sofre de sensação de pernas cansadas, inchadas, pesadas ou doridas.

MASSAGEM  COM VELAS


Massagem de relaxamento com utilização de velas de manteiga de karité aquecida até 38-39º. Esta massagem combina o relaxamento profundo conferido pela manipulação manual dos tecidos com a sensação reconfortante de um fio de manteiga de karitê quente em contacto com a pele.
Esta massagem proporciona um relaxamento total do corpo, a hidratação profunda da pele, a activação da circulação, a eliminação de toxinas, e a redução dos efeitos negativos do stress como o cansaço e insónias.
É o “mimo” perfeito que o seu corpo pode usufruir durante os dias frios de Inverno.

AROMATERAPIA


A aromaterapia associa os benefícios da massagem de relaxamento aos efeitos terapêuticos provenientes da Natureza. Cada aroma tem o seu efeito quer a nível físico, psíquico ou emocional, sendo alguns focados na terapia (física e emocional) e outros no bem-estar do indivíduo.

Para si, seleccionámos um conjunto de aromas disponíveis todo o ano:​
  • ​​​Alecrim​
  • Amora
  • Arando e Canela
  • Baunilha
  • Cacau
  • Côco
  • Framboesa
  • Laranja
  • Lavanda
  • Limão
  • Maçã Verde
  • Menta
  • Morango
  • Pêssego
  • Rosas

MASSAGEM  COM  ÓLEOS ESSENCIAIS AQUECIDOS


Os óleos essenciais são substâncias obtidas através de plantas e frutos com propriedades terapêuticas não só no tratamento como na prevenção de sintomas de diversas patologias ou desequilíbrios do organismo. Este tratamento reúne os benefícios da massagem terapêutica à sensação de bem-estar e relaxamento conferido pelo calor suave e os efeitos “curativos” do óleo utilizado. Para uma maximização do efeito o óleo deve permanecer na pele por um período de 2 horas.

Cada óleo tem o seu efeito no bem-estar e saúde do indivíduo e, por esta razão, apresentamos uma variedade de óleos para que possa escolher aquele que melhor se adequa à sua condição física e emocional. 

      
  • Alecrim: contém propriedades anti-sépticas, adstringentes, estimulantes e antioxidantes
É indicado para o alívio de dores reumáticas e musculares, a melhoria da digestão e do apetite, o estímulo do sistema nervoso e aumento de energia.
Contra-indicações: gravidez, hipertensão e epilepsia.
  • Aloé Vera: Tem propriedades anti-sépticas, antialérgicas, anti-inflamatórias e anti-fúngicas.
É especialmente nutritivo devido à sua constituição rica em aminoácidos e vitaminas, restabelecendo a hidratação e vida à sua pele e ajudando no tratamento de estrias.
Os seus benefícios incluem: efeito calmante na pele irritada ou inflamada através da sua ação regeneradora do tecido celular, reduzindo a dor e rubor; tratamento de queimaduras solares; redução de manchas na pele; combate a dores articulares; e eliminação dos microrganismos que provocam infeções na pele.
  • Âmbar: Poderoso antidepressivo, que auxilia no aumento da autoconfiança e coragem.​
  • Amêndoas Doces: (brevemente disponível)
  • ​Baunilha: Fortalece o sistema nervoso, alivia a tensão e proporciona o retorno do bem-estar e tranquilidade
  • Café: Essencialmente estimulante e tónico.
Ideal para contrariar sensações de desânimo e apatia.

  • Camomila: (brevemente disponível)
  • Eucalipto: óleo com características anti-sépticas e estimulantes.
É indicado para o tratamento de patologias do foro respiratório (gripe, febre, dor de garganta, congestão nos pulmões), tegumentar (ferimentos na pele) e musculo-esquelético (dores musculares); o alívio de sinusite; e no combate à fadiga física e mental, aumentando os níveis de energia.
  • Flôr de Laranjeira: Características anti-sépticas, com poder digestivo, sedativo, antidepressivo, hidratante e afrodisíaco.
  • Gerânio: contem propriedades essencialmente antidepressivas, ajudando no alívio do cansaço nervoso e ansiedade, na normalização de picos hormonais e na estimulação da adrenalina. Quando inalado tem efeitos a nível hormonal, que interferem com os sintomas indesejados da menopausa e retenção de líquidos.
  • Incenso: Regenera a pele, reduz rugas e cicatrizes causadas por acne e varíola. Tem um efeito calmante, excelente sedativo, resolve o problema de depressão, nervosismo, ansiedade, remove a fadiga mental e o estresse, útil para insónias e tensões profundamente enraizadas, reduz as dores de cabeça. É indicado em casos de inflamação em doença Crohn, colite ulcerosa e artrite. Reforça o sistema imunitário e estimula a atividade das células brancas (leucócitos) do sangue

  • Jasmim: É ideal para acalmar o sistema nervoso central, combatendo sintomas de depressão, dores de cabeça, insónias e sinais de TPM (tensão pré-menstrual).

Por outro lado, ajuda na estimulação das ondas cerebrais e clareza mental.

  • Laranja: propriendades antidepressivas, antisépticas, antiespasmódicas, sedativas e tónicas gerais.
  • Lavanda: Tem propriedades desintoxicantes e relaxantes.
É muito eficaz na obtenção do equilíbrio físico mental e emocional através do relaxamento das ondas cerebrais, redução do stresse e combate das insónias.
  • Limão: Tem um efeito estimulante na mente e calmante das emoções, deste modo tem um poderoso efeito antidepressivo.
É eficaz no alívio do cansaço mental e na activação da concentração e capacidade de memorização. Quando inalado, este aroma auxilia no tratamento de dores de garganta e tosse, na redução da pressão arterial e retenção de líquidos e na melhoria da absorção de minerais.
  • Mel: Apresenta efeitos expectorantes e anti-sépticos.
Utilizado para nutrição da pele e tratamento de alterações cutâneas, bem como no alívio do congestionamento do sistema respiratório.
  • Menta: Tem a capacidade para tratar a indigestão, problemas respiratórios, dores de cabeça, náuseas, febre, espasmos do estômago e intestino, bem como para o alívio da dor.
  • Mirra: Contem propriedades anti-sépticas, anti-espasmódicas, estimulantes e revigorantes.
Tem o seu melhor resultado quando aplicado em casos de nauseas, cólicas, inflamações e infecções respiratórias (bronquite, asma, tosse, gripes), problemas de pele ( acne, fístulas, queimaduras), fadiga e stress.
  • Morango: Antioxidante, adstringente, hidratante, protege as camadas exteriores da pele contra as agressões do meio ambiente. 
  • Rosas: Poderoso antidepressivo e afrodisíaco.
Especialmente indicado para potenciar a autoestima, e para o alívio de sintomas relacionados com oscilações hormonais (cólicas menstruais, tensão pré-menstrual e alterações de humor).
  • Rosa Mosqueta: Tem propriedades regenerativas da pele.
Atuando na prevenção e eliminação de rugas, estrias, manchas e cicatrizes
Contra-Indicações: Pele oleosa e acne.
 
  • Violeta: Efeito altamente calmante.
É inclusivamente utilizado em casos de hiperatividade infantil e no auxílio no combate às insónias.​
  • Ylang Ylang: Antidepressivo e afrodisíaco, atua no combate à tensão, ansiedade e irritabilidade.​

MASSAGEM PARA GRÁVIDAS


A gravidez é um estado de graça para a mulher. No entanto, pode trazer algumas condições físicas que afetam o bem-estar da futura mamã (pés inchados e dores na coluna são os efeitos mais comuns). Assim, esta massagem com creme hipoalergénico é o ideal não só para diminuir a ansiedade que a futura maternidade traz, como também estimula a circulação sanguínea e alivia os comuns sintomas de desconforto nos membros inferiores e coluna.

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL (DLM)​​

A drenagem linfática manual (DLM) é uma terapia altamente especializada no estímulo das funções do sistema linfático. Esta consiste na aplicação de movimentos suaves, harmoniosos, lentos e precisos que recriam o movimento fisiológico da linfa. Os seus principais efeitos incluem o relaxamento profundo, a sensação  de leveza nos  membros inferiores, potencia o retorno venoso e linfático, ajuda no combate à celulite, fortalece o sistema imunitário, o alívio da dor e, se realizada no abdómen, facilita o trânsito intestinal. É indicada, sobretudo para casos de retenção de líquidos, insuficiência venosa (má circulação), celulite, gravidez e pernas pesadas e cansadas.
Consoante o objetivo (excepto na gravidez), a DLM pode ser realizada com:
- Creme à base de salvia, menta e palmarosa (efeito estimulante do sistema linfático);
- Óleo de Cedro (efeito diurético e tonificante);
- Óleo de Limão (efeito diurético e descongestionante);
- Creme anticelulítico à base de cafeína, L-Carnitina e castanha da Índia;
Contra-Indicações: Insuficiência cardíaca, tromboses, tromboflebites, infecções agudas sistémicas.​​
Os movimentos da Drenagem Linfática Manual não devem NUNCA provocar dor.

PHYSIOBALL MASSAGE


É uma massagem inovadora que utiliza movimentos de rolamento e vibração por meio de uma bola suiça (também conhecida como bola de Pilates).
Nesta terapia, não há contacto direto entre o terapeuta e quem usufrui da massagem. Uma vez que existe uma maior superfície de contacto conferida pela bola, o estímulo calmante a nível de sistema nervoso é superior, proporcionando o relaxamento imediato.

MASSAGEM  ANTI-DORES

Esta é uma terapia que envolve o conhecimento profundo da anatomia do corpo, uma vez que atua diretamente nos pontos dolorosos dos sistemas muscular e esquelético, manipulando os tecidos adjacentes de forma vigorosa. É indicada para casos de lombalgia, cervicalgia, escoliose, hipercifose, contraturas, tensão muscular derivada de más posturas, tendinites crónicas entre outras. Esta terapia é realizada com creme anti-inflamatório, analgésico ou creme quente.
MASSAGEM CRANIO-CERVICAL
À semelhança da Massagem Anti-Dores, esta terapia envolve profundo conhecimento da anatomia, nomeadamente da coluna cervical e seu relacionamento fisiológico com o crânio. Esta Massagem, tal como o nome indica, atua exclusivamente na região cervical, aliviando tensão muscular acumulada essencialmente nos músculos do pescoço. Uma vez que esta tensão está muitas vezes associada a cefaleias na região posterior da cabeça, esta massagem inclui também, se for o indicado, tracção cervical com vista à descompressão das vértebras, evitando assim casos de cefaleia ou radiculopatias braquiais (alterações no sistema nervoso central por compressão dos gânglios nervosos que saem da coluna cervical).
MASSAGEM DESPORTIVA
É uma massagem estimulante e vigorosa que promove a circulação sanguínea e o aumento da temperatura e oxigenação dos tecidos. Assim, a associação da técnica de massagem com alongamentos musculares,  previne a ocorrência de lesões na prática de desporto, auxilia na recuperação muscular após exercício, permite uma melhor perfomance muscular pelo alinhamento dos grupos musculares, e evita as cãibras através da redução da concentração de ácido láctico. Esta massagem é realizada com creme relaxante muscular à base de mentol, essências de pinheiro, tomilho, canela, cravo-da-India e serpão, que respeita as reações naturais do organismo, contribui para o desaparecimento da sensação da fadiga muscular após o exercício físico e devolve aos músculos a sua condição ideal.

© LxLife  copyright 2019